14.1.14

A Viagem da Sala 53


A “viagem da sala 53” é uma exposição da programação de Francisco Fino Art Projects que vai ser apresentada na Baginski Galeria/Projectos com curadoria de João Silvério. A exposição é composta por cinco artistas: Ana Vidigal (PT, 1960), Igor Jesus (PT, 1989), Karlos Gil (ES, 1984), Nuno Nunes Ferreira (PT, 1976) e Vasco Barata (PT,1974).
O título da exposição enuncia uma ideia de viagem, de transitoriedade no tempo, resgatando o arquivo do ponto de vista dos procedimentos do trabalho dos artistas que integram a exposição. A memória como correlato temporal que se presentifica nas obras expostas conduz-nos ao seu arquivo, lato sensu, e ao seu imaginário, um campo subjectivo e profícuo da intimidade cujas afecções podem denunciar formas distintas de (des)arrumar as nossas ideias e o nosso olhar sobre relações históricas por vezes aparentemente anacrónicas.
A relação próxima, quase orgânica, com os registos, com um desenho, com as imagens dos lugares sem nome, expurgadas de qualquer referência contextual. Ou os objectos distantes da sua anterior função e recontextualizados no processo criativo que cada um dos autores trabalhou, como um projecto que se reconfigura no tempo, agregando e inscrevendo outros lugares e outras referências. É neste sentido que a ideia subjacente à palavra “viagem” coloca o espectador no interior desta sala, identificada como a sala 53 da galeria, como se esta fosse uma cápsula ou uma antecâmara dos diversos itinerários que cada obra sinaliza.
O projecto expositivo é acompanhado de uma publicação que, não pretendendo reproduzir as obras expostas, introduz o leitor num percurso de imagens e de referências que os artistas participantes disponibilizaram a partir do seu arquivo. A publicação, como uma sebenta, contém ainda um prólogo de anotações sobre a exposição e as obras dos autores.

João Silvério